sexta-feira, 17 de novembro de 2017

CRESCIMENTO INFANTIL JUVENIL E ADOLESCENTE, SITUAÇÃO COMPLEXA PRINCIPALMENTE NA FASE DO ESTIRÃO OU SURTO, POIS PODE VARIAR DE FORMA RELEVANTE,

DEVIDO A MATURAÇÃO E SECREÇÃO DE HORMÔNIOS RESPONSÁVEIS POR TAIS FUNÇÕES VITAIS RELACIONADAS AO CRESCIMENTO LONGITUDINAL / LINEAR . UM DETALHE EXTREMAMENTE RELEVANTE É A AFERIÇÃO QUE SE DA NA PUBERDADE DEPENDE DO PERÍODO EM QUE FOI INICIADO. ISSO SIGNIFICA QUE PARA CRESCER E NÃO FECHAR AS CARTILAGENS NORMALMENTE, EXISTE A NECESSIDADE DE CONTROLAR A EVOLUÇÃO ACELERADA DA PUBERDADE OU RETARDA-LA CONTROLANDO SEUS HORMÔNIOS E MECANISMOS BIOLÓGICOS, COM RISCOS DESPREZÍVEIS MAS COMPLEXOS. FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA-ENDÓCRINA (NEUROENDOCRINOLOGIA)–GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.

As mudanças físicas que anunciam as diversas fases desde a fase crescimento infantil juvenil e a adolescência e a desenvolvimento de seios e primeiros períodos menstruais para fase pré púbere e púbere, onde a próxima fase será a fase adulta quando definitiva situação é o termo final do crescimento em geral.


Abnormal Cortical Complexity and Thickness Profiles Mapped in Williams Syndrome | Journal of Neuroscience jneurosci.org440 × 423Pesquisa por imagem. We identified and mapped an anatomically localized failure of cortical maturation in Williams syndrome (WS), a genetic condition associated with deletion of 20 contiguous genes on chromosome...

Meninos - são os marcadores mais visíveis e marcantes disso em suas diversas etapas. No entanto, essas mudanças físicas representam apenas uma fração dos processos de desenvolvimento que os adolescentes terão como experiência. Os seus cérebros em desenvolvimento trazem novos conhecimentos cognitivos habilidades que melhoram sua capacidade de raciocinar e pensar abstratamente. Eles se desenvolvem emocionalmente, estabelecendo um novo sentido de quem são e quem eles querem se tornar. O seu desenvolvimento social envolve relacionamentos de novas formatanto para pares quanto para adultos. 


E, eles começam a experimentar com novos comportamentos à medida que passam da infância para idade adulta. Em Desenvolvimento de Adolescentes, discutimos assim desenvolvimento de adolescentes com referência a aspectos físicos, desenvolvimento cognitivo, emocional, social e comportamental mental. Cada seção apresenta informações básicas sobre o que se sabe sobre esse aspecto do adolescente desenvolvimento e sugere que os profissionais de funções possam desempenhar ajudar a apoiar os adolescentes.


Entretanto todas as fases podem apresentar variáveis, principalmente no que diz respeito a características estaturais, que se forem observadas por profissionais especialista nessa fase complexa, pode-se corrigir total ou parcialmente.


Não acredite que todos os seres humanos em cada fase apresentaram um estirão ou surto na mesma proporção e terão praticamente a mesma estatura linear e ou a mesma estatura vertical, visto que dezena de fatores podem comprometer este fator no que refere a estatua linear como por exemplo o Zica vírus, e mesmo o fatores estaturais vertical, porque o minimo fator  podem comprometer a estatura por uma leve disfunção hormonal, dai um grande problema pode advir dessas disfunções individuais, principalmente quando um profissional se depara na fase desde neonatal até puberal.


Quanto representará o surto ou estirão na fase de maturação se deixarmos pura e simplesmente não ocorrer uma avaliação profunda, genética, propedêutica, avaliação laboratorial e instrumental, ou mesmo a ausência de surto ou estirão mutacional, que pode ocorrer de forma inquestionável ?



Mas um profissional geralmente categoricamente afirmam que o estirão ou surto ocorrerá, este fato pode ser verdade, ou não, pior é uma afirmação como se todos os seres humanos tivessem o mesmo caminho durante toda a fase de maturação, neste caso descartam as variante que podem ocorrem o que não é um fato, entra os especialista se questionam, o surto ou estirão será de até a fase puberal e fase adulta; 1,0 cm, 2,0 cm, 5,0 cm, 10,0 cm, ou 20,0 cm, o fato é que esses valores podem variar de pessoa para pessoa e o não tomar uma atitude para fazer diagnóstico é uma verdadeira “Roleta RUSSA”.


Alguns detalhes importantes devem ser levados em consideração, como por exemplo a maior secreção do hormônio de crescimento no período noturno, em outras palavras, o crescimento estatural infantil, juvenil, adolescente e mesmo o linear está diretamente ligado a quantidade e qualidade do sono, não confundir claro e escuro que não tem grande significância nesse mecanismo, mas sim dia e noite, obviamente respeitando o ciclo Circadiano individual e seu tempo de adaptação de seu relógio biológico, que para cada hora, dependendo do metabolismo individual, para cada hora pode demorar até 30 horas para ser regulado.



Outro detalhe que se deve levar em consideração são as condições dietéticas individuais de cada humano, pois tanto a deficiência como o excesso podem provocar um retardamento ou falha de crescimento, principalmente do estatural. Ainda considerando os exercícios físicos
que sempre são úteis, mas quando esses exercícios provocam impacto, não tenha dúvida que a defesa do osso é formar osso, consolidando as placas de crescimento, localizadas principalmente nas extremidades dos ossos longos e em uma região chamada de epífise óssea.


Em outras palavra exercícios com impacto tornarão os infantis, juvenis e adolescentes mais baixo no que tange ao crescimento estatural, portanto mais baixo na estatura. Um dos exercícios entre outros que são saudáveis e fáceis de executar esta a natação e variantes. O estirão ou quantidade de surtos de liberação de substâncias adequadas para o crescimento é uma promessa enganadora de nossa maturação individual, e muitos se apegam nesse parâmetro variável que podem se tornar uma “roleta Russa”, pois as quantidades de detalhes metabólicos, genéticos, mutacionais, ambientais e outros fatores envolvidos nessa complexa logística humana pode ou não ocorrer em valores diferentes em cada individuo ou não, o que será um desastre anunciado que prosseguirá por toda a sua vida adulta e senescente.



Não tenha duvidas, ao perceber que sua prole ou de sua responsabilidade não esta apresentando um resultado plausível quanto ao crescimento, procure um endocrinologista especialista ou um neuro cientista endócrino, que com certeza fará uma avaliação propedêutica detalhada sob o aspecto laboratorial, instrumental e clinico, que fara toda a diferença para o resultado desejado, não levando a sério a opinião de pessoas leigas.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neurocientista-Endócrino
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

COMO SABER MAIS:
1. Citocinas pró-inflamatórias podem estimular o eixo HPA – hipotálamo – pituitária - adrenal; por outro lado, o cortisol diminui a produção de citocinas e de outros mediadores inflamatórios...
http://tireoidecontrolada.blogspot.com

2. Portanto, é evidente que existe uma disfonia entre o eixo HPA – hipotálamo – pituitária - adrenal e a resposta inflamatória; isto pode estar relacionado com o papel das alterações do eixo HPA – hipotálamo – pituitária - adrenal no desenvolvimento da obesidade...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

3. Um estudo recente relatou que um IMC mais elevado foi associado com diminuição da ação anti-inflamatória dos glicocorticóides. No entanto, a natureza destas relações permanece indeterminada...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Caio Jr., Dr. João Santos. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Caio, Henriqueta V. Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil;

Contato:
Fones: (11)2371-3337/ 5572-4848 ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br

Instagram
https://instagram.com/clinicascaio/

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-br&ie=UTF8&msa=0&msid=104690649852646187590.0004949cd4737b76430ff&ll=-23.578381,-46.645637&spn=0.001337,0.002626&z=17

Nenhum comentário:

Postar um comentário